O urubuzinho Chelidoptera tenebrosa é uma ave da família Bucconidae. Ocorre no Brasil, Guianas e Venezuela à Bolívia.
- Nome popular: Urubuzinho
- Nome inglês: Swallow-winged Puffbird
- Nome científico: Chelidoptera tenebrosa
- Família: Bucconidae
- Sub-família: Chelidopterinae
- Habitat: Ocorre no Brasil em duas áreas separadas. A ssp. nominal está presente da Amazônia ao estado de São Paulo. A ssp. brasiliensis ocorre nos estado da Bahia ao Espírito Santo. Encontrado também das Guianas e Venezuela à Bolívia.
- Alimentação: Alimenta-se basicamente de insetos apanhados em voo com habilidade, geralmente retornando para o mesmo poleiro.
- Reprodução: Reproduz-se construindo o ninho em solo arenoso ou barranco, escavando uma galeria de aproximadamente 1 metro de profundidade, dando em uma câmara de incubação forrada com um pouco de capim e folhas secas. Põe geralmente 1 a 2 ovos brancos e brilhantes, com um período de incubação de 15 dias. Durante a procriação pousa igualmente em arbustos e estacas.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Mede em média entre 14 e 16 cm de comprimento e pesa entre 30 e 41 gramas. Tem o bico curto, fino, curvo e preto; plumagem que vai do negro ao cinzento-escuro. Com uropígio e coberteiras inferiores das asas brancas, abdome amarelo ferrugíneo; pálpebra inferior branca contrastando com a face escura. Asas desproporcionalmente longas e largas, em voo mantém as pontas abertas como fazem os urubus e gaviões, cauda
Possui três subespécies reconhecidas:
- Chelidoptera tenebrosa tenebrosa (Pallas, 1782) – ocorre do leste da Colômbia até as Guianas, no norte da Bolívia e, no Brasil, na região Norte e Centro-oeste até o norte do estado de São Paulo;
- Chelidoptera tenebrosa brasiliensis (P. L. Sclater, 1862) – ocorre na região costeira do sudeste do Brasil, nos estados da Bahia e Espírito Santo.
- Chelidoptera tenebrosa pallida (Cory, 1913) – ocorre no noroeste da Venezuela.
(Clements checklist, 2014).
Comentários:
Frequentam bordas de florestas de terra firme e de várzea, capoeiras abertas, margens de rios e rodovias em regiões florestadas. Vive solitário, aos pares ou, mais frequentemente, em grupos de 3 a 6 indivíduos. Pousa desde o chão até o topo de árvores altas na borda da floresta, fios e postes ao longo de estradas. É excelente planador, voa a longas distâncias ativamente por cima da floresta e desce a pique das copas até o solo; tem potência de voo suficiente para atacar andorinhas e gaviões que passam voando, sendo o Bucconidae mais adaptado à vida em locais pouco fechados e expostos ao sol. Devido à sua capacidade de levar a asa à frente é capaz de verdadeiras acrobacias. Quando pousa no solo assemelha-se a uma andorinha.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2016.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/urubuzinho Acesso em 26 de Dezembro de 2009.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=B2B4CA58 Acesso em 29 de Novembro de 2009.