O ganso-de-magalhães Chloephaga picta é uma ave da família Anatidae. Ocorre no Brasil como visitante eventual, e residente na Argentina e Chile.
- Nome popular: Ganso-de-magalhães
- Nome inglês: Upland Goose
- Nome científico: Chloephaga picta
- Família: Anatidae
- Sub-família: Anatinae
- Habitat: Ocorre desde as Ilhas Malvinas até o sul da Argentina, incluindo o Chile. No inverno realiza movimentos migratórios ao norte, alcançando o centro do Chile, norte da Argentina e Uruguai, e no extremo sul do Brasil.
- Alimentação: Alimenta-se basicamente de folhas, caules e sementes das espécies Poa annua e Poa pratensis. Pequenas bagas, sementes de gramíneas e algas verdes também são consumidos em determinadas épocas do ano.
- Reprodução: Reproduz-se construindo o ninho em qualquer buraco ou depressão perto de lagoas, rios ou banhados, que considere apto para ser forrado com suas próprias penas do peito, formando um ninho muito aconchegante. A postura de 5 a 7 ovos, começa em novembro e vai até fevereiro.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Mede em geral entre 60 e 72 cm de comprimento e pesa entre 2470 e 3560 gramas. O macho tem a cabeça e pescoço superior brancos, bico e pernas pretos, parte anterior do dorso barrada de preto e branco, metade posterior do dorso cinza escuro, rabo preto, alguns com branco nas penas externas. Uma variante apresenta peito e partes inferiores totalmente barradas de preto e branco enquanto uma segunda variante tem estas partes totalmente brancas. A fêmea apresenta cabeça e pescoço superior variando de amarelo a vermelho amarronzados, peito e abdome pardo avermelhado, barrado de preto, dorso cinza pardacento e subcaudais pretas e brancas; bico preto e pernas amarelo amarronzado.
Possui duas subespécies:
- Chloephaga picta picta (Gmelin, 1789) – ocorre no Sul do Chile e no Sul da Argentina; no inverno do hemisfério Sul, atinge o Norte do Chile e o Norte da Argentina;
- Chloephaga picta leucoptera (Gmelin, 1789) – ocorre nas Ilhas Malvinas.
Comentários:
Frequenta planícies e fundos de vale onde se alimenta de pastos curtos.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/ganso-de-magalhaes Acesso em 26 de Dezembro de 2009.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=74FC5DAB Acesso em 29 de Novembro de 2009.