{{#image}}
{{/image}}
{{text}} {{subtext}}
tiê-galo Lanio cristatus é uma ave da família Thraupidae. Conhecido também como galo-de-bando, ocorre em quase todo o Brasil e também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
  • Nome popular: Tiê-galo
  • Nome inglês: Flame-crested Tanager
  • Nome científico: Lanio cristatus
  • Família: Thraupidae
  • Habitat: São encontrados em toda a região Amazônica do Brasil, Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia
  • Alimentação: Busca insetos ativamente na folhagem, bem acima do solo, alimentando-se também de frutos.Costuma frequentar comedouros.
  • Reprodução: Faz ninho na forma de uma cestinha, no sub-bosque da floresta.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Afonso de Bragança
Tiê-galo
Foto – Afonso de Bragança
Tiê-galo

Características:

O macho é preto com uma crista laranja-avermelhada, a parte baixa das costas e o centro da garganta marrons; a fêmea é toda marrom. Possui oito subespécies: Lanio cristatus cristatus (Linnaeus, 1766) - ocorre na Guiana Francesa e no Norte do Brasil; ao Norte do Amazonas; Lanio cristatus fallax (Zimmer, 1945) ocorre do Sul da Colômbia na região Sudeste de Nariño até o Leste do Equador e Nordeste do Peru; Lanio cristatus cristatellus (P. L. Sclater, 1862) - ocorre da porção Tropical do Sudeste da Colômbia até o Nordeste do Peru, Sul da Venezuela e Noroeste do Brasil; Lanio cristatus huarandosae (Chapman, 1925) - ocorre no Norte do Peru na região dos Vales dos rios Chinchipe e Marañón; Lanio cristatus intercedens (Berlepsch, 1880) - ocorre no Leste da Venezuela; no Leste da região Bolívar, na Guiana e no Suriname; Lanio cristatus pallidigula (Zimmer, 1945) - ocorre no Norte do Brasil; no Leste do estado do Pará, no baixo Rio Tocantins; Lanio cristatus madeirae (Hellmayr, 1910) - ocorre no Brasil ao Sul do Amazonas, da região de Teffe até o Rio Xingú e o estado de Mato Grosso; Lanio cristatus brunneus (Spix, 1825) - ocorre no Leste do Brasil do estado de Pernambuco até o Norte do estado de Santa Catarina.

Comentários:

São comuns nos estratos médio e superior de florestas úmidas de terra firme e de várzea, com menor frequência nas bordas de florestas, capoeiras arbóreas e pequenas clareiras adjacentes. Vive aos pares ou em pequenos grupos familiares, quase sempre acompanhando bandos mistos de outros pássaros.
Foto – Afonso de Bragança
Tiê-galo
Foto – Afonso de Bragança
Tiê-galo
Referências Bibliográficas: FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. Wikiaves
Topo