Login

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
O campainha-azul é uma ave da família Thraupidae, é também conhecido como Azulão-do-cerrado e Azulinho-de-bico-de-ouro. Ocorre no Brasil e na Bolívia, podemos encontrá-los em ambientes abertos com gramíneas, arbustos e árvores baixas.
  • Nome popular: Campainha-azul
  • Nome inglês: Blue Finch
  • Nome científico: Porphyrospiza caerulescens
  • Família: Thraupidae
  • Habitat: Ocorrem na Bolívia e Brasil, do Maranhão a sudeste do Pará, Piauí, Bahia, oeste de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
  • Alimentação: Caça o seu alimento forrageando em campo pedregoso de mato ralo, de onde também alça pequenos vôos para capturar insetos.
  • Reprodução: Constrói o ninho em formato de tigela confeccionado com gramíneas secas a poucos centímetros do chão, em meio a arbustos. Os ovos são brancos com pintas de cor marrom e outras pretas. O macho ajuda na alimentação dos filhotes, mas não participa da incubação, com seu colorido azul vistoso e bico amarelo intenso, chama muito a atenção e pode ser um alvo fácil para predadores. A coloração parda da fêmea lhe permite uma boa camuflagem quando está incubando. Têm em média 2 ninhadas por estação com 3 ovos cada uma, a incubação dura 14 dias e os filhotes abandonam o ninho 9 dias após o
  • Estado de conservação:Ameaçada. É considerada como espécie próxima de ameaça de extinção também pela rápida conversão de áreas de Cerrado para atividades antrópicas.
Foto – Edgard Thomas
Campainha-azul
Foto – Edgard Thomas
Campainha-azul
Características:Mede cerca de 13 cm de comprimento. O macho adulto tem a cor azul vibrante, presente por completo em seu corpo, diferencia-se ainda pela cor amarelo intenso de seu bico. A fêmea tem cor predominantemente marrom, os juvenis têm coloração semelhante à da fêmea, vão ganhando o tom azul à medida que se tornam adultos.
Comentários:Esta espécie ocorre basicamente no Cerrado, onde vive geralmente em ambiente aberto com gramíneas, arbustos e árvores baixas.
Foto – Edgard Thomas
Campainha-azul
Foto – Edgard Thomas
Campainha-azul
Referências Bibliográficas: Wikiaves
Topo