Login

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
O príncipe Pyrocephalus rubinus é uma ave da família Tyrannidae. Conhecido também pelos nomes comuns, de barão-do-melgaço, sangue-de-boi, papa-moscas-vermelho e mãe-do-sol.
  • Nome popular: Príncipe
  • Nome inglês: Vermilion Flycatcher
  • Nome científico: Pyrocephalus rubinus
  • Família: Tyrannidae
  • Habitat: Ocorre no sudeste da Bolívia, Paraguai e do sudeste do Brasil até a Argentina e Uruguai.
  • Alimentação: Alimentam-se de insetos capturados no ar ou no solo. Daí retornando ao poleiro favorito.
  • Reprodução: O ninho tem forma de tigela chata e é revestido por raízes e musgos, e no interior contém painas e lãs. Colocam de 4 a 5 ovos. No período reprodutivo, o macho adquire coloração vermelha da plumagem, e após a reprodução ele adquire penas marrons, características do descanso sexual. São chamadas popularmente de verão, pois são residentes do verão. No período reprodutivo o macho voa adquirindo aspecto de uma borboleta e nessa ocasião canta bastante.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Afonso de Bragança
Príncipe
Foto – Afonso de Bragança
Príncipe

Características:

Mede em média 14 cm de comprimento e pesa entre 11 e 14 gramas. O macho, tem um vermelho vivo na parte ventral contrastando com o dorso escuro. Atrás dos olhos, uma linha escura reforça o contraste e torna-o único. Na fêmea, no macho juvenil e no macho adulto, entre março e julho, a plumagem da região ventral é cinza clara com estrias mais escuras. Barriga com penas levemente róseo alaranjado ou amareladas (juvenis) ou avermelhadas(adulto). A linha escura atrás dos olhos presente, com o dorso em tom escuro, embora menos contrastante do que na plumagem reprodutiva.

Comentários:

Ocupam campos e cerrados. Além das cores, destaca-se por seu hábito de pousar em galhos expostos, cercas e fios. Frequentam ambientes abertos, desde campos, praias de rio com arbustos até cerrado e bordas de vegetação florestal. Não penetra em áreas com adensamento de vegetação. Utiliza ambientes criados pelas mãos humanas, sendo notável e jardins e parques urbanos. Ainda pode ser observado na periferia de cidades.
Foto – Afonso de Bragança
Príncipe
Foto – Afonso de Bragança
Príncipe
Referências Bibliográficas: FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. │SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997 │ Wikiaves
Topo