Login

Contato

Por favor digite seu nome
Por favor insira seu email. Email inválido.
Por favor escreva sua mensagem
Busca - Categorias
Pesquisar - Contatos
Pesquisar - Conteúdo
Busca - Fonte de Notícias
Pesquisa - Marcadores

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O sanhaçu-de-fogo Piranga flava é uma ave da família Cardinalidae. Também conhecido como canário-do-mato, queima-campo, mãe-do-sol, canário-baeta e canárinho-são-joão.
  • Nome popular: Sanhaço-de-fogo
  • Nome inglês: Hepatic Tanager
  • Nome científico: Piranga flava
  • Família: Cardinalidae
  • Habitat: Ocorre das Guianas, Roraima, Nordeste do Brasil até o Rio Grande do Sul,
  • Alimentação: Alimenta-se de insetos, frutas, folhas, botões e também néctar. Frequentam comedouros com frutas.
  • Reprodução: Em algumas regiões reproduz o ano todo. A fêmea põe 2 a 5 ovos, verde-azulados com pintas esparsas pretas ou avermelhadas, que incuba sozinha por 12 a 16 dias.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Claudio Lopes
Sanhaço-de-fogo
Foto – Claudio Lopes
Sanhaço-de-fogo

Características:

Mede em média 18 cm de comprimento e pesa entre 30 e 40 gramas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual. O macho é facilmente identificado pelo colorido vivo quase totalmente carmim. Apresenta a cabeça, face, garganta, peito e ventre na coloração vermelha alaranjada. Os lores são vermelho escuro. A íris é preta. O bico é forte, robusto e negro. O dorso e as asas apresentam tonalidades amarronzadas. Penas rêmiges são marrom escuras. A cauda apresenta as retrizes com a coloração vermelho amarronzado. A porção distal das retrizes termina em uma leve ponta. Toda a parte ventral do sanhaçu-de-fogo é vermelho alaranjado com a coloração mais intensa do que aquela presente nas partes superiores da ave.

Comentários:

Habita o topo de árvores altas, desloca-se em voo impetuoso na altura das copas. Vive em mata rala e decídua, cerrado e capões de eucalipto.
Foto – Claudio Lopes
Sanhaço-de-fogo
Foto – Afonso de Bragança
Sanhaço-de-fogo
Referências Bibliográficas: FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. │SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997 │ Wikiaves
Topo