Login

Contato

Por favor digite seu nome
Por favor insira seu email. Email inválido.
Por favor escreva sua mensagem
Busca - Categorias
Pesquisar - Contatos
Pesquisar - Conteúdo
Busca - Fonte de Notícias
Pesquisa - Marcadores

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
A gralha-picaça é uma ave da família Corvidae. Também conhecida como acaé, cancã, gralha, gralha-de-crista-negra, gralha-do-mato e uraca. Ocorre na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e no Brasil.
  • Nome popular: Gralha-picaça
  • Nome inglês: Plush-crested Jay
  • Nome científico: Cyanocorax chrysops
  • Família: Corvidae
  • Habitat: Ocorre na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, no Brasil em Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
  • Alimentação: Alimenta-se de insetos, frutos e às vezes ovos de outras aves. É muito perseguida por granjeiros por roubar os ovos de dentro dos galinheiros.
  • Reprodução: Normalmente vive em bandos de 10 a 20 indivíduos. na época reprodutiva, formam-se casais. O ninho é feito em árvores altas e espinhentas, composto por fortes varas, porém ralos, podendo os ovos cair através delas. Põe de 6 a 7 ovos grandes, azul-celeste ornados de desenhos brancos.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Afonso de Bragança
Gralha-picaça
Foto – Afonso de Bragança
Gralha-picaça

Características:

Tem a cor azul marinho predominante, exceto na cabeça, o pescoço anterior e a garganta são negros, branco no peito, barriga e ponta de cauda. As penas negras do píleo formam uma almofada, saliente no occipital como uma bola, destaca-se uma mancha pós ocular e a nuca azul-esbranquiçada reluzente e mais um desenho azul sob o olho e o bigode, íris amarelo-enxofre, barriga e parte terminal da cauda branco-amareladas. Mede em média 34 cm de comprimento.
Possui quatro subespécies:
  • Cyanocorax chrysops chrysops (Vieillot, 1818) - ocorre no Sudeste do Brasil até o Paraguai, Uruguai, Norte da Bolívia e Nordeste da Argentina;
  • Cyanocorax chrysops diesingii (Pelzeln, 1856) - ocorre no Norte do Brasil ao Sul do rio Amazonas;
  • Cyanocorax chrysops tucumanus (Cabanis, 1883) - ocorre no Noroeste da Argentina
  • Cyanocorax chrysops insperatus (Pinto & Camargo, 1961) - ocorre na Amazônia brasileira, no Norte do estado de Mato Grosso e no Sul do estado do Pará a Leste do Rio Tapajós, na Serra do Cachimbo.

Comentários:

Habita a mata. Têm preferência por locais altos da floresta, e sempre que possível, retiram os pinhões ainda da pinha. Muitas vezes ocorre que no momento em que a gralha bica a pinha para retirar o pinhão, a mesma se desprende e acaba caindo no solo. As gralhas dificilmente descem até o chão para apanhar os pinhões, porém, quando já estão se alimentando de um pinhão e o mesmo cai no solo, elas descem para buscá-lo. Esse fato é possível, graças a excelente visão que elas possuem, onde miram o alvo e chegam com precisão até ele.
Foto – Afonso de Bragança
Gralha-picaça
Foto – Afonso de Bragança
Gralha-picaça
Referências Bibliográficas: FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. │SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997 │ Terra da Gente
Topo