O Sanhaço-cinzento Thraupis sayaca é uma ave da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaço-do-mamoeiro, sanhaço, sanhaço-comum, sanhaço-da-amoreira e sanhaço-azul. Ocorre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai.
- Nome popular: Sanhaço-cinzento
- Nome inglês: Sayaca Tanager
- Nome científico: Thraupis sayaca
- Família: Thraupidae
- Subfamília: Thraupinae
- Habitat: Ocorrem na Argentina, Uruguai, Paraguai e no Brasil, do centro-sul da Bahia e do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul.
- Alimentação: Alimenta-se principalmente de frutos mas também come: folhas, brotos, flores de eucaliptos e insetos, entre estes os alados de cupim capturados em voo. Vive normalmente na copa das árvores em busca dos frutos maduros, mas é intrépido o suficiente para apanhar também os caídos, preferindo até os que já estejam infestados de larvas Gosta bastante dos frutos do Tápia Alchornea glandulosa. Costuma frequentar comedouros com frutas, como a banana e laranja.
- Reprodução: Constrói o ninho compacto, feito de pequenas raízes, musgos e pecíolos foliares, com cerca de 10 cm de diâmetro. Geralmente bem escondido na vegetação densa, numa forquilha de árvore, em alturas variáveis. A põe em média 3 ovos de cor branca, pintados de marrom, semelhantes ao dos sabiás, só que menores, a incubação dura de 12 a 14 dias. O casal alimenta os filhotes, que deixam o ninho após 20 dias de idade. ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Mede cerca de 18 cm de comprimento e pesa 43 g (macho). Possui corpo cheio e compacto, bico grosso, forte, ponta fina, pernas curtas e fortes com dedos portando unhas aguçadas, asas e cauda longas. A coloração geral da plumagem é azul-ardósia dorsalmente e azul-acinzentada na parte inferior, sendo mais clara na garganta. No encontro das asas, a coloração azul é mais forte.
Possui três subespécies:
- Tangara sayaca sayaca (Linnaeus, 1766) – ocorre do Paraguai até o nordeste Brasil, sudoeste do Peru, Uruguai e nordeste da Argentina;
- Tangara sayaca boliviana (Bond & Meyer de Schauensee, 1941) – ocorre no norte da Bolívia (Rio Beni até Río Mapiri);
- Tangara sayaca obscura (Naumburg, 1924) – ocorre na região centro sul da Bolívia até o este da Argentina
(Clements checklist, 2014)
Comentários:
Frequentam a copa das árvores mais altas onde descansam entre as ramagens. Vivem em sociedade, são gregários e o bando pode ser formado por vários indivíduos. É muito arisco, inteligente e gosta de locais iluminados. Pode visitar o solo às vezes, em busca de alimentos. Agridem seus predadores. Em época de reprodução ficam separados em casais.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2016.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/sanhaco-cinzento Acesso em 08 Setembro de 2014.
- Wikipédia – disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Thraupis_sayaca Acesso em 14 de Outubro de 2015