Login

O beija-flor-roxo Hylocharis cyanus é uma ave da família Trochilidae. Ocorre nas Guianas, Venezuela, Bolívia e no Brasil.

Beija-flor-roxo
Foto – Claudio Lopes - Beija-flor-roxo
Foto – Claudio Lopes - Beija-flor-roxo
  • Nome popular: Beija-flor-roxo
  • Nome inglês: White-chinned Sapphire
  • Nome científico: Hylocharis cyanus
  • Família: Trochilidae
  • Habitat: Ocorre em todo o Brasil, com exceção da Região Sul. Encontrado também das Guianas e Venezuela à Bolívia.
  • Alimentação: Alimenta-se basicamente de néctar de flores, mas também come pequenos insetos e larvas.
  • Reprodução: Constrói o ninho sobre um colmo de capim, numa raiz fina, ou até num arame pendente. Geralmente são postos 2 ovos.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Beija-flor-roxo
Foto – Claudio Lopes - Beija-flor-roxo
Foto – Claudio Lopes - Beija-flor-roxo

Características:

Mede em média 9 cm de comprimento e pesa em torno de 3,5 gramas. O macho é verde-escuro com a cabeça, garganta e peito de coloração azul-arroxeada. O mento é esbranquiçado. A fêmea tem as partes superiores verdes e as inferiores branco-acinzentadas.

Possui cinco subespécies reconhecidas:
  • Hylocharis cyanus cyanus; (Vieillot, 1818) - ocorre na região costeira do leste do Brasil; dos estados de Pernambuco até o estado do Rio de Janeiro;
  • Hylocharis cyanus viridiventris; (Berlepsch, 1880) - ocorre da Colômbia até as Guianas, no sul da Venezuela e no norte do Brasil;
  • Hylocharis cyanus griseiventris; (Grantsau, 1988) - ocorre na região costeira do sudeste do Brasil; do estado de São Paulo até o nordeste da Argentina na região de Buenos Aires.
  • Hylocharis cyanus rostrata; (Boucard, 1895) - ocorre do leste do Peru até o nordeste da Bolívia e no oeste do Brasil, ao sul do rio Amazonas e a leste do rio Madeira.
  • Hylocharis cyanus conversa; (Zimmer, 1950) - ocorre do leste da Bolívia até o norte do Paraguai e no Brasil no estado de Mato Grosso do Sul.

(IOC World Bird List 2017; Aves Brasil CBRO 2015; Clements checklist, 2016).

Beija-flor-roxo
Foto – Claudio Lopes - Beija-flor-roxo
Foto – Claudio Lopes - Beija-flor-roxo

Comentários:

Frequenta campos com árvores, capoeiras, bordas de florestas altas e clareiras com árvores. Reúne-se com outros indivíduos em árvores floridas, geralmente brigando pelos melhores locais. Durante as horas da sua maior atividade é muito agressivo. Toma banho na chuva. Há necessidade de tanta limpeza devido ao constante contato com o líquido viscoso das flores. Gosta de tomar banho de sol e se espreguiça após o descanso. Dorme de bico para a frente, a cabeça um pouco levantada, posição semelhante a que assume durante a chuva e quando canta. Coloca frequentemente as asas por baixo da cauda. Pousa abertamente num galho fino para dormir.

Beija-flor-roxo
Foto – Claudio Lopes - Beija-flor-roxo
Foto – Claudio Lopes - Beija-flor-roxo
Referências bibliográficas:

FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.

Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.

Wikiaves - disponível em http://www.wikiaves.com.br/beija-flor-roxo Acesso em 05 maio 2015.

Topo