O japuguaçu Psarocolius bifasciatus, é uma ave da família Icteridae. Ocorre no Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
- Nome popular: Japuguaçu
- Nome inglês: Olive Oropendola
- Nome científico: Psarocolius bifasciatus
- Família: Icteridae
- Subfamília: Cacicinae
- Habitat: Ocorre no Brasil na amazônia, principalmente ao sul do rio Amazonas, do extremo oeste até o Maranhão e, em direção sul, até o norte do Mato Grosso. Encontrado também na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
- Alimentação: Alimentam-se principalmente de frutos e sementes. Saqueia às vezes ninhos de outros pássaros.
- Reprodução: Reproduzem-se construindo ninhos longos e com formato fechado/retorcido/pendente, construídos a alturas de 25 m acima do solo.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Nesta espécie o macho é maior que a fêmea e mede em geral entre 47 e 53 cm de comprimento, enquanto a fêmea mede entre 41 e 43 cm. É o maior membro da família Icteridae. A plumagem do dorso, asas e uropígio é castanha. As penas de voo, rêmiges primárias, são escuras. Cabeça, garganta, peito e nuca são verde oliva na ssp. yuracares e negros na ssp. nominal (alguns autores consideram yuracares como espécie separada). Apresenta uma mancha cinzenta nas auriculares. Algumas penas longas e afiladas dão origem a uma pequena crista nucal verde oliva. O ventre, flancos, calções e crisso são castanhos. As retrizes laterais são amarelas e as retrizes centrais são verde oliva. Apresenta bico escuro com a ponta alaranjada e a base da mandíbula com larga faixa rosa. Olhos, tarsos e pés são escuros.
Possui três subespécies reconhecidas:
- Psarocolius bifasciatus bifasciatus – ocorre no NE da Amazônia, à direita do rio Tocantins (PA, MA, TO);
- Psarocolius bifasciatus yuracares – ocorre na maior parte da Amazônia, a oeste do rio Tapajós (AM, RR, PA, AC, RO). Também na Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia;
- Psarocolius bifasciatus neivae – ocorre ao sul do rio Amazonas entre os rios Tapajós e Xingu (PA, MT);
Comentários:
Frequentam a copa de florestas úmidas de terra firme, bordas de florestas e clareiras adjacentes com árvores altas. Vive em grandes bandos, às vezes junto ao japu ou ao japu-verde.
Áreas de ocorrência no Brasil.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2016.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/japuguacu Acesso em 15 de Setembro de 2009.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=DCEE63B7 Acesso em 29 de Outubro de 2009.