Login

Busca - Categorias
Pesquisar - Contatos
Pesquisar - Conteúdo
Busca - Fonte de Notícias
Pesquisa - Marcadores

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

O beija-flor-cinza Aphantochroa cirrochloris é uma ave da família Trochilidae. É endêmico do Brasil. Ocorre no Brasil centro-oriental, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso.

Beija-flor-cinza
  • Nome popular: Beija-flor-cinza
  • Nome inglês: Sombre Hummingbird
  • Nome científico: Aphantochroa cirrochloris
  • Família: Trochilidae
  • Habitat: É endêmico do Brasil. Ocorre no Brasil centro-oriental, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso.
  • Alimentação: Sua alimentação principal são carboidratos, conseguido através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes e alguns insetos.
  • Reprodução: Constrói o ninho, em forma de tigela, é assentado abertamente em um ramo mais ou menos horizontal ou numa forquilha de arbusto ou árvore. O material utilizado na construção é composto por fibras vegetais macias incluindo painas e fiapos de lâminas de xaxim. Fragmentos de folhas, musgos e líquens são aderidos externamente com teias de aranha. Põe geralmente 2 ovos de cor creme e os filhotes estão prontos para deixar o ninho com aproximadamente 4 semanas de vida.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Beija-flor-cinza
Características:

É predominantemente cinza-esverdeado. A cabeça e partes superiores verde-acobreadas; face cinza-esverdeada com uma pequena mancha pós-ocular branca; bico preto ligeiramente curvado para baixo. Partes inferiores cinza-escuras com tons de verde no pescoço e uma mácula uropigiana e tufos no crisso brancos. Cauda grande e asas largas de cor cinza-escura quase preta. Tamanho 12 cm. A fêmea e o macho têm a mesma aparência, no entanto ela é um pouco menor.

Beija-flor-cinza
Comentários:

Habitam em florestas tropicais e subtropicais úmidas de baixa atitude e florestas secundárias altamente degradadas.Vive solitário ou aos pares. É bem territorialista defende arduamente “pontos” de alimentação, como bebedouros, não deixando nenhuma ave de qualquer espécie se aproximar dele. Costuma tomar banho em córregos e, eventualmente, sai até as bordas de matas e capoeiras em perseguição a insetos em revoadas.

Beija-flor-cinza
Referências bibliográficas:

FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda.

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.

Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.

Wikiaves - disponível em http://www.wikiaves.com.br/beija-flor-cinza Acesso em 18 mai.2014.

Topo