Marreca-caucau – (Nomonyx dominicus)

Marreca-caucau

A marreca-caucau Nomonyx dominicus é uma ave da família Anatidae. Conhecida também como marreca-de-bico-roxo, marreca-rã, marreca-tururu e marreca-pé-na-bunda.

Marreca-caucau Foto – Julio Filipino
  • Nome popular: Marreca-caucau
  • Nome inglês: Masked Duck
  • Nome científico: Nomonyx dominicus
  • Família: Anatidae
  • Subfamília: Anatinae
  • Habitat: Ocorre em grande parte do Brasil e também desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina.
  • Alimentação: Alimenta-se basicamente de sementes, raízes e folhas de plantas aquáticas, além de insetos aquáticos e crustáceos..
  • Reprodução: Constrói o ninho em formato de um copo profundo, algumas vezes coberto por cima, como um cesto, próximo a vegetação perto da água, forrada com poucas penas embaixo. O tamanho da ninhada é de quatro a seis ovos, de cor branca pura, incubados por curtos períodos pelo macho, mas principalmente pela fêmea durante 23 a 24 dias. Reproduz-se de outubro a agosto, possuem portanto um longo período reprodutivo. O macho pouco auxilia no cuidado com os filhotes.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante. iucn lc
Marreca-caucau Foto – Julio Filipino

Características:

Mede em média entre 30 e 36 centímetros, seu peso varia entre 360 e 450 gramas para os machos e entre 275 e 445 gramas para as fêmeas. O macho adulto é principalmente marrom avermelhado, com uma coloração preta contrastante na cabeça. A nuca, garganta e peito são castanhos. O ventre, dorso e asas são castanhos e apresentam manchas pretas. A maxila tem uma coloração azul brilhante, tornando-se azul esverdeado mais pálido distalmente com uma faixa preta que se estende ao longo da superfície, terminando em uma ponta preta. A mandíbula é de cor azul cinzento, tornando-se mais rosada distalmente. As retrizes são pretas e as rêmiges são escuras. Os tarsos e pés palmados são cinza esverdeados no macho adulto. O macho adulto é principalmente marrom avermelhado, com uma coloração preta contrastante na cabeça. A nuca, garganta e peito são castanhos. O ventre, dorso e asas são castanhos e apresentam manchas pretas. A maxila tem uma coloração azul brilhante, tornando-se azul esverdeado mais pálido distalmente com uma faixa preta que se estende ao longo da superfície, terminando em uma ponta preta. A mandíbula é de cor azul cinzento, tornando-se mais rosada distalmente. As retrizes são pretas e as rêmiges são escuras. Os tarsos e pés palmados são cinza esverdeados no macho adulto

Marreca-caucau Foto – Julio Filipino

Comentários:

Frequenta lagoas com vegetação e pastos alagados. Vive aos pares ou em grupos de até 20 indivíduos. Normalmente esconde-se na vegetação densa, sendo difícil observá-lo.

Marreca-caucau Foto – Julio Filipino

Consulta bibliográfica sobre a espécie:

  • FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
  • SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
  • Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
  • CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2005.

Referências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *