Gavião-de cauda-curta – (Buteo brachyurus)

gaviao-de-cauda-curta

O Gavião-de-cauda-curta Buteo brachyurus é uma ave da família Accipitridae. Ocorre sul dos Estados Unidos e México até a Argentina e Paraguai, e em todo o Brasil.

gaviao-de-cauda-curta Foto – Afonso de Bragança
  • Nome popular: Gavião-de-cauda-curta
  • Nome inglês: Short-tailed Hawk
  • Nome científico: Buteo brachyurus
  • Família: Accipitridae
  • Subfamília: Accipitrininae
  • Habitat: Ocorre sul dos Estados Unidos e México até a Argentina e Paraguai, e em todo o Brasil.
  • Alimentação: Esta espécie é um predador especializado em aves, mostrando adaptações tanto morfológicas quanto comportamentais para sua captura. Normalmente capturam pequenas aves dando voos rasantes na copa das árvores. Em regiões tropicais, e também, podem ter uma dieta um pouco mais diversificada, devido à maior disponibilidade de presas.
  • Reprodução: Constrói o ninho no topo de árvores de 12 a 30 metros de altura. Os ovos são geralmente manchados, de cor muito variável. O período de incubação é de 32 a 39 dias. Embora haja frequentemente dois ovos, muitas vezes desenvolve-se apenas um filhote. Os filhotes permanecem no ninho por um período em torno de 5 semanas (Monsalvo, 2012). O macho é o único responsável pela alimentação da família durante boa parte da nidificação.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante. iucn lc Buteo brachyurus, Gaviao-de cauda-curta
gaviao-de-cauda-curta Foto – Afonso de Bragança

Características:

Mede entre 35 e 45 cm de comprimento, sendo as fêmeas maiores que os machos. O morfo claro tem as partes superiores e lados da cabeça pretos no adulto e pardos no imaturo, partes inferiores branco-puras; na plumagem de imaturos morfo claro, as partes inferiores são bem amareladas. O morfo escuro tem plumagem escura, quase negra, também com as secundárias mais escuras do que as primárias. Imaturos morfo escuro podem apresentar considerável variação na plumagem, que tanto pode ser sarapintada de branco, quanto completamente escura como nos adultos.

Possui duas subespécies:

  • Buteo brachyurus brachyurus (Vieillot, 1816) – ocorre do norte da América do Sul até o Brasil, na Bolívia, no Paraguai e no norte da Argentina;
  • Buteo brachyurus fuliginosus (P. L. Sclater, 1858) – ocorre do sul da Flórida nos Estados Unidos da América e leste do México até o Panamá.
gaviao-de-cauda-curta Foto – Afonso de Bragança

Comentários:

Frequenta campos com árvores, áreas florestadas permeadas de vegetação aberta e áreas urbanas. Normalmente é encontrado sozinho, ocasionalmente aos pares.

gaviao-de-cauda-curta Foto – Afonso de Bragança

Referências bibliográficas:

Galeria de Fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *