O topázio-de-fogo Topaza pyra é uma ave da família Trochilidae. Ocorre no Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.
- Nome popular: Topázio-de-fogo
- Nome inglês: Fiery Topaz
- Nome científico: Topaza pyra
- Família: Trochilidae
- Subfamília: Florisuginae
- Habitat: Segundo o ( Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos ) Ocorre no Alto Rio Negro, noroeste do Brasil em RR à esquerda do rio Branco, no Amazonas ao sul do rio Negro e à esquerda do rio Madeira ( ao norte do rio Negro é substituído por Topaza pella ), extremo oeste do Acre a Venezuela, Leste da Colômbia, Leste do Equador e Nordeste do Peru.
- Alimentação: Alimenta-se principalmente de carboidratos, conseguidos através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes.
- Reprodução: Reproduz-se construindo um ninho em formato de tigela sólida e rasa feita de material macio, como paina de gravatá, fiapos de xaxim, etc. e com sua parede externa não atapetada com líquens, como na maioria dos beija-flores. O ninho é colocado abertamente sobre um ramo horizontal ou uma forquilha de árvores e arbustos. A Fêmea põe geralmente 2 avos alongados e brancos.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Macho mede 16 centímetros de comprimento, com mais da metade do comprimento correspondente à cauda. Possui a garganta dourada ou verde metálica; barriga vermelha metálica contrastando com os calções níveos e os pés de cor rosada; capuz, nuca e largo colar cervical negros; as partes superiores carmesins. A cauda é longa, com retrizes laterais violeta-anegradas e retrizes centrais que se cruzam medialmente. Segundo Hilty (2003) o macho desta espécie não apresenta coloração castanha nas retrizes e as fêmeas tem as retrizes com apenas a borda castanha. O macho distingue-se do beija-flor-brilho-de-fogo – Topaza-pella pelo porte menor, nuca preta e pelo colar peitoral negro mais largo. A fêmea distingue-se pelas retrizes externas mais escuras e não castanhas. Fêmea mede 12 centímetros de comprimento, sem as retrizes alongadas do macho. A coloração geral é verde com garganta vermelha metálica e retrizes externas da cauda são escuras. O bico é curvo e preto.
Possui duas subespécies reconhecidas:
- Topaza pyra pyra (Gould, 1846) – ocorre do sudeste da Colômbia até o leste do Equador, no extremo nordeste do Peru, no sul da Venezuela; e no noroeste do Brasil.
- Topaza pyra amaruni (Hu et al., 2000) – ocorre no nordeste do Peru, nas regiões de Loreto e Ucayali; e no Equador, nas regiões dos rios Napo e Corrientes.
(Clements checklist, 2014).
Comentários:
Frequentam matas ribeirinhas. Os machos são territorialistas, afastando intrusos dos locais floridos
Áreas de ocorrência no Brasil.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2016.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/topazio-de-fogo Acesso em 25 de Novembro de 2010.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=66D9C57E Acesso em 19 de Julho de 2010.