A iraúna-de-bico-branco Cacicus solitarius é uma ave da família Icteridae. Ocorre no Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.
- Nome popular: Iraúna-de-bico-branco
- Nome inglês: Solitary Black Cacique
- Nome científico: Cacicus solitarius
- Família: Icteridae
- Sub-família: Cacicinae
- Habitat: Ocorre no sudoeste da Venezuela, sul e leste da Colômbia, leste do Equador e Peru, Brasil, Bolívia, Chaco do Paraguai, norte e leste da Argentina, e oeste do Uruguai.
- Alimentação: Alimenta-se basicamente de insetos, larvas e outros artrópodes que caça circulando por entre as árvores. Também consome frutas e bagas.
- Reprodução: Reproduz-se construindo um ninho em forma de bolsa medindo entre 45-70 cm de altura, pendurado em um galho e muito visível, feito com fibras vegetais longas, tecidas em conjunto. A entrada está antes de um pequeno túnel de cerca de 20 centímetros de comprimento e com um diâmetro de 5 a 6 cm que conduz até a câmara de incubação. Ele é coberto com folhas e galhos. É uma ave monogâmica que não faz ninho em colônias. A época de reprodução vai de outubro a abril. O ninho é muito elaborado, construído apenas pela fêmea. Põe em média 2 ou 3 ovos brancos com pintas ou pequenas listras marrons e cinza. A incubação dura cerca de duas semanas e é exclusividade da fêmea. Apenas a fêmea alimenta os pequenos filhotes, que deixam o ninho após cerca de 4 semanas. Pode ter até duas ninhadas por temporada.
- Estado de conservação: Pouco preocupante
Características:
Mede em média entre 24 e 28 cm de comprimento e pesa entre 80 e 90 gramas. Tem cor predominante preto, exceto por um anel de olho cinza claro. O bico é longo, reto e afiado na cor de marfim. Os olhos são de coloração marrom avermelhada. Pernas de cor cinza. O macho e a fêmea possuem plumagem idêntica. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas. Indivíduos juvenis apresentam plumagem escura preto acinzentada, olhos castanhos e bico escuro.
Comentários:
Frequenta matas de várzea, mangues e caatinga. É monogâmica, encontrada sempre solitária ou aos pares e, ao contrário do guaxe – Cacicus haemorrhous, não constrói seus ninhos em colônias.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/irauna-de-bico-branco Acesso em 26 de Dezembro de 2009.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=FF72F24A Acesso em 29 de Novembro de 2009.