O ferreirinho-de-cara-parda Poecilotriccus latirostris é uma ave da famíliaRhynchocyclidae. Ocorre no Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
- Nome popular: Ferreirinho-de-cara-parda
- Nome inglês: Rusty-fronted Tody-Flycatcher
- Nome científico: Poecilotriccus latirostris
- Família: Rhynchocyclidae
- Subfamília: Todirostrinae
- Habitat: Ocorre no Brasil Ocidental nos Biomas Cerrado e Floresta Amazônica e Mata Atlântica.
- Alimentação: Alimenta-se basicamente de insetos, pequenas lagartas e outros pequenos artrópodes.
- Reprodução: Reproduz-se construindo um ninho suspenso, preso em galhos de arbustos feito com fibras vegetais com a entrada lateral. ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Mede em média 9 cm de comprimento e pesa entre 8,1 e 9 gramas. Tem a coroa cinza acastanhada. A porção dorsal é olivácea. Testa e face são pardo acastanhados com esta coloração se apresentando mais intensa nos lores e ao redor dos olhos. Tem asas verde escuras com duas barras alares de coloração verde acastanhada, coberteiras e rêmiges escuras, apresentando as bordas amareladas. Porção ventral acinzentada, com uma ligeira coloração olivácea no peito e nos flancos.
Tem sete subespécies reconhecidas:
- Poecilotriccus latirostris mituensis (Olivares, 1965) – ocorre no leste da Colômbia.
- Poecilotriccus latirostris caniceps (Chapman, 1924) – ocorre no sul da Colômbia, Equador, leste do Peru e noroeste do Brasil.
- Poecilotriccus latirostris senectus (Griscom & Greenway, 1937) – ocorre no norte de Brasil, do nordeste do estado do Amazonas até o noroeste do estado do Pará.
- Poecilotriccus latirostris latirostris (Pelzeln, 1868) – ocorre no na Amazônia brasileira no alto rio Juruá e Purus até Parintins.
- Poecilotriccus latirostris austroriparius (Todd, 1952) – ocorre no Brasil, no oeste do estado do Pará, na margem direita do baixo rio Tapajós.
- Poecilotriccus latirostris mixtus (J. T. Zimmer, 1940) – ocorre do sudeste do Peru até o sul da Bolívia.
- Poecilotriccus latirostris ochropterus (J. A. Allen, 1889) – ocorre na região central do Brasil nos estados de Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Goiás e no noroeste do estado de São Paulo.
(IOC World Bird List 2017; Aves Brasil CBRO 2015).
Comentários:
Frequenta todos os tipos de matas de galeria, invariavelmente, em bordas no Brasil Central em especial em formações de cerradão. Na Amazônia, é típica de ilhas fluviais no Amazonas, em matas ripárias com predominância de embaúbas
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/ferreirinho-de-cara-parda Acesso em 26 de Outubro de 2009.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=106B40D1 Acesso em 29 de Agosto de 2009.