O tem-farinha-aí Myrmorchilus strigilatus é uma ave da família Thamnophilidae. Ocorre no Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina.
- Nome popular: Tem-farinha-aí
- Nome inglês: Stripe-backed Antbird
- Nome científico: Myrmorchilus strigilatus
- Família: Thamnophilidae
- Subfamília: Thamnophilinae
- Habitat: Ocorre no nordeste brasileiro, estendendo-se ao sul até Minas Gerais. Encontrado também na Bolívia, Paraguai e Argentina.
- Alimentação: Alimenta-se basicamente de insetos e larvas, entre a serrapilheira nas matas.
- Reprodução: Reproduz-se construindo um ninho tipo cesto redondo preso em arbustos ou gramíneas a 1 ou 2 metros de altura, feito com folhas secas e gravetos. Tem em média um ou dois filhote por ninhada.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Mede em média 16 cm de comprimento e pesa entre 23 e 26 gramas de peso. O macho tem as partes superiores fortemente riscadas de castanho e preto com uma lista superciliar branca estreita e uma faixa transocular preta. O manto e as coberteiras das asas com manchas pretas, castanhas e brancas; as penas rêmiges centrais são castanhas, as laterais são pretas com as bordas brancas. A garganta e a parte superior do peito são pretas, a face e lateral do pescoço são brancos. As partes inferiores são claro esbranquiçadas até o baixo ventre. A fêmea tem as partes superiores parecidas com as do macho, mas a faixa superciliar e mais pardacenta e não apresenta a mancha preta da garganta e parte superior do peito. O peito da fêmea apresenta estrias escuras especialmente nas laterais. O ventre e crisso são completamente esbranquiçados sem as estrias pretas
Possui duas subespécies reconhecidas:
- Myrmorchilus strigilatus strigilatus (Wied-Neuwied, 1831) – ocorre no nordeste do Brasil, do leste do Piauí, Ceará, Pernambuco até o norte de Minas Gerais;
- Myrmorchilus strigilatus suspicax (Wetmore, 1922) – ocorre do sudeste da Bolívia até o oeste do Brasil, no oeste do estado de Mato Grosso, no Paraguai, e no norte da Argentina.
(IOC World Bird List 2018; Aves Brasil CBRO 2015).
Comentários:
Frequenta habitats essencialmente secos, a caatinga do nordeste brasileiro e o Chaco da Bolívia, Paraguai e Argentina. Encontra-se geralmente aos pares, raramente associado com bandos mistos, pulando sobre ou perto do chão em vegetação densa. Isso o torna muito difícil de ser observado.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/tem-farinha-ai Acesso em 14 de Outubro de 2009.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=0DEDC45C Acesso em 02 de Dezembro de 2009.