O gavião-de-rabo-branco Geranoaetus albicaudatus é uma ave da família Accipitridae. É conhecido também por gavião-branco, gavião-de-cauda-branca. Ocorre dos Estados Unidos até a Argentina, encontrado em todo o Brasil .
-
- Nome popular: Gavião-de-rabo-branco
- Nome inglês: White-tailed Hawk
- Nome científico: Geranoaetus albicaudatus
- Família: Accipitridae
- Subfamília: Accipitrininae
- Habitat: Ocorre em todo Brasil.
- Alimentação: Alimenta-se de insetos, répteis, mamíferos, anfíbios e até outras aves de menor porte. Também vasculha estradas em busca de animais atropelados. É menos um predador especializado do que um generalista, que se concentra em presas de pequeno tamanho e de fácil captura. Pratica a caça de espreita lançando-se sobre a presa de um galho, tronco, estaca ou mesmo de postes de iluminação. Plana muito a procura de alimento, tem o costume de peneirar pastos abertos em busca de presas. Procura queimadas para capturar animais no solo ou em pleno ar espantados pela fumaça.
- Reprodução: Constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Mede entre 50 e 60 cm de comprimento. É um gavião grande podendo ser encontrado dentro de cidades. Constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos. Pesa cerca de 950 a 980 gramas. Ave de rapina de porte compacto, com plumagem negro-acizentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e a cauda, que é branca e barrada de preto. Tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado.
Possui três subespécies reconhecidas:
- Geranoaetus albicaudatus albicaudatus (Vieillot, 1816) – ocorre do sudeste do Peru até a Bolívia, no Paraguai, no sudeste do Brasil, no Uruguai, e no norte da Argentina.
- Geranoaetus albicaudatus colonus (Berlepsch, 1892) – ocorre nas Antilhas Holandesas e no norte da América do Sul, na bacia do Rio Amazonas.
- Geranoaetus albicaudatus hypospodius (Gurney, 1876) – ocorre do sul dos Estados Unidos da América, no sul estado do Texas e no noroeste do México até o norte da Colômbia e noroeste da Venezuela.
(IOC World Bird List 2017; Aves Brasil CBRO 2015).
Comentários:
Afronta o vento em voo elástico elegante, pairando com as asas imóveis, movendo apenas as primárias e a cauda para manter o voo. Toma banho de sol arrepiando a plumagem.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2016.
Referências
- Wikiaves – disponível em http://www.wikiaves.com/wiki/gaviao-de-rabo-branco Acesso em 08 Setembro de 2009.
- Aves de Rapina do Brasil – disponível em http://www.avesderapinabrasil.com/buteo_albicaudatus.htm Acesso em 06 Setembro 2009.
- Wikipédia – a enciclopédia livre – disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Gavi%C3%A3o-de-rabo-branco Acesso em 30 Junho de 2009.