O pica-pau-de-topete-vermelho Campephilus melanoleucos é uma ave da família Picidae. Conhecido também como pica-pau-de-garganta-preta e pica-pau-bico-de-marfim.
- Nome popular: Pica-pau-de-topete-vermelho
- Nome inglês: Crimson-crested Woodpecker
- Nome científico: Campephilus melanoleucos
- Família: Picidae
- Subfamília: Picinae
- Habitat: Ocorre do Panamá à Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil. No Brasil encontrado na Amazônia, Região Nordeste, Centro-oeste e Sudeste (exceto Rio de Janeiro e Espírito Santo) sendo ausente na região Sul do Brasil.
- Alimentação: Alimenta-se basicamente de insetos e larvas. Eventualmente também come frutos. Geralmente vive aos pares ou em grupos de até 5 indivíduos, arrancando a casca de grandes árvores mortas em busca alimento.
- Reprodução: Reproduz-se fazendo buracos escavados em troncos de árvores mortas ou palmeiras, chocando 2 a 3 ovos branco e brilhantes. Defendem seus ocos do assédio constante de araçaris.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Mede em média entre 33 e 38 cm de comprimento e pesa entre 181 e 284 gramas. O macho tem a cabeça e topete vermelhos, base do bico com uma mancha branca e nódoa alvinegra subauricular. A fêmea tem o alto e a parte de trás da cabeça pretos e uma larga faixa branca entre os olhos e a base do bico. Faixa branca em cada lado do pescoço indo até as escapulares. Partes superiores pretas com um “V” branco nas costas. Garganta, pescoço anterior e peito negros uniforme. Barriga branco pardacentas barradas de preto. Facilmente confundido com o pica-pau-de-banda-branca – Dryocopus lineatus
Possui três subespécies reconhecidas:
- Campephilus melanoleucos melanoleucos (Gmelin, 1788) – ocorre na América do Sul a leste da Cordilheira dos Andes, da Colômbia até o nordeste da Argentina e no Brasil; também ocorre na Ilha de Trinidad no Caribe;
- Campephilus melanoleucos malherbii (G. R. Gray, 1845) – ocorre do oeste do Panamá até a região central da Colômbia;
- Campephilus melanoleucos cearae (Cory, 1915) – ocorre no nordeste do Brasil, do estado do Maranhão até o estado da Bahia.
(IOC World Bird List 2017; Aves Brasil CBRO 2015).
Comentários:
Frequenta bordas de matas mesófilas, matas de araucária, capoeiras, caatingas, matas secas, restingas, plantações, eucaliptais, palmais, matas de galeria, matas de terra firme e de várzea, cidades e zonas rurais. Encontrado aos pares ou em grupos familiares de até 5 indivíduos. Ocorre regularmente do sul do Panamá ao norte da Argentina, inclusive através do Escudo das Guianas e em toda a Amazônia.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/pica-pau-de-topete-vermelho Acesso em 25 Novembro de 2009.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=E34138C6 Acesso em 23 de Dezembro de 2009.
- Wikipédia – disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pica-pau-de-topete-vermelho Acesso em 13 de Dezembro de 2009.