O maçarico-de-colete Calidris melanotos é uma ave da família Scolopacidae. Espécie migratória pose ser visto em quase todo o Brasil durante o verão.
- Nome popular: Maçarico-de-colete
- Nome inglês: Pectoral Sandpiper
- Nome científico: Calidris melanotos
- Família: Scolopacidae
- Sub-família: Arenariinae
- Habitat: Ocorre do Novo Mundo à Sibéria. Quando visita o Brasil, pode ser encontrado tanto no interior como no litoral, até o Rio Grande do Sul.
- Alimentação: Alimenta-se basicamente de insetos, pequenos moluscos e outros invertebrados que captura usando predominantemente o tato.
- Reprodução: Reproduz-se na região do Ártico, não constrói propriamente um ninho, coloca geralmente 2 ovos diretamente no solo em uma pequena cova.
- Estado de conservação: Pouco preocupante
Características:
Mede em média entre 19 e 23 cm de comprimento, o macho da espécie pesa entre 45 e 126 gramas e a fêmea pesa entre 31 e 97 gramas. Sua envergadura mede entre 37 e 45 centímetros de comprimento. A fêmea é menor que o macho. Tem o bico ligeiramente curvado e de coloração amarronzada e mais escuro na porção distal, possui ranfoteca elástica e ponta do bico sensível. A cabeça apresenta tênue faixa superciliar clara e transocular escura. Seu peito apresenta-se estriado que termina abruptamente. O ventre e crisso são brancos. As coberteiras das asas são escuras e apresentam as bordas pardacentas com as terminações claras. As rêmiges são escuras com bordas claras e ultrapassam ligeiramente o limite das retrizes que são escuras. Os tarsos e pés são amarelados. Quando em voo, visto de cima, apresenta coloração uniforme com uma indistinta e estreita barra alar branca. As rêmiges primárias escurecidas. A região do uropígio e as penas supracaudais apresentam os flancos brancos e a porção central de coloração escura. Os dedos dos pés atingem a ponta da cauda.
Comentários:
Frequenta praias, banhados, lagoas e margens de rios. É uma ave migratória, procedente da região ártica. Vive em praias, banhados, lagoas e margens de rios. É uma ave migratória, procedente da região ártica.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014..
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/macarico-de-colete Acesso em 28 Março de 2009.
- Native Alimentos – disponível em: https://www.nativealimentos.com.br/sustentabilidade/biodiversidade/animais/aves/macarico-de-colete/148 Acesso em 13 de Agosto de 2009.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=ACC99F35F0E8F7EB Acesso em 17 de Julho de 2009.