O chupim-do-brejo Pseudoleistes guirahuro é uma ave da família Icteridae. Ocorre no sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e no estado de Minas Gerais.
- Nome popular: Chupim-do-brejo
- Nome inglês: Yellow-rumped Marshbird
- Nome científico: Pseudoleistes guirahuro
- Família: Icteridae
- Subfamília: Agelaiinae
- Habitat: Ocorre no sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e no estado de Minas Gerais.
- Alimentação: Alimenta-se de grãos e sementes que encontra nos brejos além de sementes que são encontradas no solo de roças como milho soja e outras variedades.Pode ser visto revirando as fezes de animais como equinos e bovinos em busca de alimento.
- Reprodução: A nidificação ocorre geralmente em colônias, em áreas úmidas e ocorre com maior frequência duas vezes por temporada de reprodução. A fêmea constrói o ninho, este é colocada a baixa altura, pendurado em plantas ou ramos baixos. O ninho em forma de um copo aberto e profundo, é feito de vegetação úmida e lama, sem guarnição interior. A fêmea coloca entre 3 e 5 ovos brancos com manchas vináceas. A incubação é efetuada pela fêmea e, durante esse período, o macho faz visitas periódicas trazendo comida. Os filhotes são alimentados por ambos os pais e deixam o ninho após 12 a 15 dias, mas permanecem no grupo familiar por algumas semanas. Os pais frequentemente são auxiliados por componentes do grupo familiar que fornecem comida para fêmeas e jovens e ajudam a defender o ninho. ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Mede entre 25 e 25,5 centímetros de comprimento e pesa entre 82 e 91 gramas. É uma ave de canto melodioso, que é um assobiar forte. Dragona, uropígio, barriga e lado inferior das asas amarelos, bico preto e pontiagudo, tornam fácil sua identificação. Possui o olho anegrado.
Comentários:
Frequentam brejos, nas várzeas com capim alto, quase sempre em bandos. É frequente alguns indivíduos cantarem juntinhos, pousados a um palmo de distância uns dos outros.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2016.
Referências
- Terra da gente – disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2016/07/chopim-do-brejo-e-reconhecido-pelo-canto-melodioso-e-por-viver-em-bando.html Acesso em 18 Março de 2014.
- Wikipédia – disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1ssaro-preto-soldado Acesso em 31 de Outubro de 2010.