A choquinha-de-garganta-clara Isleria hauxwelli é uma ave da família Thamnophilidae. Ocorre na região amazônica do Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
- Nome popular: Choquinha-de-garganta-clara
 - Nome inglês: Plain-throated Antwren
 - Nome científico: Isleria hauxwelli
 - Família: Thamnophilidae
 - Sub-família: Thamnophilinae
 - Habitat: Ocorre no Brasil na Região Amazônica, ao sul do Rio Amazonas. Encontrada também na Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
 - Alimentação: Alimenta-se basicamente de insetos e outros artrópodes. Tem o hábito de permanecer agarrada em poleiros verticais, variando de altura, que vão desde próximo ao solo até 2 m. Procura alimento também em emaranhados de arbustos ao longo de igarapés na várzea.
 - Reprodução: Reproduz-se construindo ninho à pouca altura do solo, média de um metro. O ninho tem forma de cesto baixo inserido em forquilha, os ovos são marrons claros com manchas, o macho também participa da incubação.
 - Estado de conservação: Pouco preocupante
 
Características:
Mede em média 10 cm de comprimento e pesa 10 g. O macho é cinza uniforme um pouco mais claro nas partes inferiores, coberteiras das asas negras com duas barras brancas e pintas brancas nas coberteiras terciárias; coberteiras superiores da cauda e retrizes com pontas brancas. Fêmea marrom olivácea por cima, com a mesma padronagem de pintas do macho mas as pintas são beges e não brancas.
Possui três subespécies reconhecidas:
- Isleria hauxwelli hauxwelli – ocorre ao sul do rio Amazonas, desde o oeste do rio Xingu até o Leste do Peru (PA, AM, MT, RO, AC). Também ocorre no N da Bolívia;
 - Isleria hauxwelli suffusa – ocorre no SE da Colômbia, NE do Peru e extremo O da Amazônia (AM);
 - Isleria hauxwelli hellmayri – ocorre no L da Amazônia, a partir da margem L do rio Xingu, até o Maranhão (PA, MA);
 
Comentários:
Frequenta o sub-bosque de florestas de terra firme e de várzea, geralmente no interior das florestas e bem próximo ao solo. Vive aos pares ou em pequenos grupos, os quais podem tratar-se de famílias. Não é muito frequente em bandos mistos de sub-bosque, embora isso possa ocorrer.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
 - SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
 - Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
 - ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
 - CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
 
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/choquinha-de-garganta-clara Acesso em 26 de Dezembro de 2009.
 - Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=DCF9CFE8 Acesso em 29 de Novembro de 2009.
 
