O cardeal-amarelo Gubernatrix cristata é uma ave da família Thraupidae. Ocorre no Brasil, Argentina e Uruguai.
- Nome popular: Cardeal-amarelo
- Nome inglês: Yellow Cardinal
- Nome científico: Gubernatrix cristata
- Família: Thraupidae
- Subfamília: Thraupinae
- Habitat: Ocorre no Brasil, somente no estado do Rio Grande do Sul. Encontrado também na Argentina e Uruguai.
- Alimentação: Alimenta-se basicamente de grãos e sementes, mas também come insetos. Pode ser visto em campos planos e em plantações de grãos ou naturais, preferindo se alimentar em solos úmidos, na beira de córregos, muitas vezes perto das rochas.
- Reprodução: Reproduz-se entre Agosto e Março. Tendo em média 2 ninhadas por estação, cada ninhada geralmente tem entre 3 e 5 ovos. Os filhotes nascem após 12 ou 13 dias.
- Estado de conservação: Em perigo.
Características:
Mede em média 19 cm de comprimento. Tem plumagem predominante amarela, com uma longa cauda. A parte fundamental do seu nome vem da crista. Ambos os sexos têm uma crista preta e garganta com uma bela mancha preta, contrastante com a coloração amarela que a margeia. O bico, olhos e pernas de ambos os sexos são escuros. O macho tem uma sobrancelha amarela e listra malar também amarela. Possui uma faixa transocular preta que parte do bico e vai diminuindo de intensidade até atingir a parte posterior aos olhos e próximo da nuca. Seu peito, ventre e crisso são amarelos, mas menos intensos em coloração que a sobrancelha. O manto é amarelo-oliva, salpicado de pequenas listas escuras, terminando em uma cauda amarela com retrizes centrais escuras. A fêmea é similar, exceto as listras faciais que são brancas, e ela tem a plumagem do peito e flancos cinza, com amarelo restrito à barriga e parte inferior da cauda. Os jovens são similares às fêmeas, com coloração esmaecida e mancha gular menos intensa e definida. A crista dos jovens também é menor do que nos indivíduos adultos.
Comentários:
Frequenta campos sujos, mas também nos campos de morros pequenos, com poucas rochas no solo, na beira de córregos. Na época da muda, forma bandos muito pequenos, geralmente de um casal e seus filhotes da temporada; às vezes aparece junto a eles uma fêmea adulta isolada, muito poucas dois machos adultos, provavelmente pai e filho de temporadas anteriores; se algum estranho chega perto, rechaçam prontamente.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, D. Roberson, T. A. Fredericks, B. L. Sullivan, and C. L.. The Clements checklist of Birds of the World: Version 6.9; Cornell: Cornell University Press, 2014.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/cardeal-amarelo Acesso em 13 de Dezembro de 2009.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=94DA257C Acesso em 17 de Novembro de 2009.