O martim-pescador-pequeno Chloroceryle americana é uma ave da família Alcedinidae. Ocorre do Texas e México à Argentina e em todo Brasil.
- Nome popular: Martim-pescador-pequeno
- Nome inglês: Green Kingfisher
- Nome científico: Chloroceryle americana
- Família: Alcedinidae
- Habitat: Ocorre do Texas e México à Argentina e em todo Brasil.
- Alimentação: Alimenta-se basicamente de peixes e crustáceos. Pousa na vegetação à beira d’água (entre 1 e 3 metros de altura), de onde observa suas presas antes de mergulhar.
- Reprodução: Reproduz-se geralmente num barranco de rio, acima do nível da água. Escava um túnel com cerca de 80 cm, podendo ou não camuflar a entrada do mesmo. Põe geralmente 3 a 5 ovos brancos no fundo do túnel. A incubação noturna cabe à fêmea, mas durante o dia ela se reveza com o macho. Como é regra na família, o período de incubação é de 19 a 21 dias e os pais cuidam dos filhotes.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Mede em média 19 cm de comprimento. Tem as partes superiores em verde bem escuro, contrastando com uma faixa branca saliente e sedosa que liga a base do bico à nuca, onde é atravessada pelo penacho nucal; asas atravessadas por 3 linhas transversais de manchas brancas; bases das retrizes externas brancas. O macho tem as partes inferiores brancas com o peito castanho e a fêmea tem peito amarelado ou branco manchado de verde.
Possui cinco subespécies reconhecidas:
- Chloroceryle americana americana (Gmelin, 1788) – ocorre em toda a região Tropical da América do Sul e nas ilhas de Trinidad e Tobago;
- Chloroceryle americana hachisukai (Laubmann, 1942) – ocorre nos Estados Unidos da América desde o extremo Sul do estado do Arizona até o Centro Oeste do Texas e no Noroeste do México;
- Chloroceryle americana septentrionalis (Sharpe, 1892) – ocorre nos Estados Unidos da América, desde o Centro do estado do Texas até o Sul da Colômbia e Oeste da Venezuela;
- Chloroceryle americana cabanisii (Tschudi, 1846) – ocorre no Oeste da Colômbia e no Oeste do Equador a Oeste dos Andes até o Norte do Chile;
- Chloroceryle americana mathewsii (Laubmann, 1927) – ocorre no Sul do Brasil e Bolívia até o Norte da Argentina.
(ITIS – Integrated Taxonomic Information System, 2015).
Comentários:
Frequenta lagos com rica vegetação aquática, beira de rios pequenos e grandes, manguezais; adapta-se até em pequenas coleções d’água tomada por vegetação palustre, como aguapés e outras plantas aquáticas. É a espécie mais comum no Brasil.
Consulta bibliográfica sobre a espécie:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- ITIS – Integrated Taxonomic Information System (2015); Smithsonian Institution; Washington, DC.
- CLEMENTS, J. F.; The Clements Checklist of Birds of the World. Cornell: Cornell University Press, 2005.
Referências
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/martim-pescador-pequeno Acesso em 25 Novembro de 2009.
- Avibase – disponível em: https://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=ED7D674117006CCB Acesso em 23 de Dezembro de 2009.