O Camboatá Cupania vernalis é uma planta da família das Sapindáceas, nativa do Brasil, leste e nordeste da Argentina, Uruguai e Paraguai. No Brasil, ocorre no Amazonas, Pará, Bahia, Goiás, e em todos os estados do Sul e Sudeste.
- Nome popular: Camboatá
- Nome científico: Cupania vernalis
- Família: Sapindaceae
- Clima: Tropical
- Origem: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
- Altura: Médio porte, de 7 a 25 m de altura;
- Luminosidade: Sol pleno
- Ciclo de Vida: Perene
Características:
O camboatá é uma arvoreta ou uma árvore perenifólia, que pode atingir uma altura de 25 m, com diâmetro à altura do peito de 80 cm. As folhas são compostas, com 10-18 folíolos de comprimento. O fruto é uma cápsula sulcada e deiscente
Comentários:
O camboatá é uma espécie característica da floresta semidecídua de altitude e da mata pluvial atlântica. Ocorre tanto no interior de matas primárias como nos demais estágios das formações secundárias, sendo mais frequentes nas capoeiras do que nas florestas. Floresce entre os meses de março e maio, com maturação dos frutos de setembro até final de novembro.
Aves que atrai:
Bem-te-vi, Maracanã, Sanhaço-de-encontro-amarelo, Sanhaço cinzento, Sabiá laranjeira, Sabiá barranco, Periquitão, Jacuaçu.
Referências Bibliográficas:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- Wikipédia disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cupania_vernalis Acesso em: 20 de Março de 2010.