A tachã Chauna torquata é uma ave da família Anhimidae. Também conhecido por inhuma-poca, chajá, anhuma-do-pantanal, tarrã e tachã-do-sul. Ocorre da Bolívia até a região Sul do Brasil e Argentina.
- Nome popular: Tachã
- Nome inglês: Southern Screamer
- Nome científico: Chauna torquata
- Família: Anhimidae
- Habitat: Ocorre na Argentina e Bolívia até Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo.
- Alimentação: Alimenta-se, principalmente, de folhas de plantas aquáticas, apanhadas enquanto caminha pelo brejo ou nas margens, assim como insetos e moluscos.
- Reprodução: Constrói o ninho de folhas emaranhadas sobre um arbusto ou árvore pequena, sempre sobre a água. Coloca de 2 a 7 ovos, chocados durante cerca de 45 dias. Geralmente o macho passa mais tempo chocando os ovos, revezando com a fêmea quando precisar se alimentar mas nunca deixam o ninho sozinho. Os filhotes saem do ninho logo depois de nascerem ou no dia seguinte, cobertos com penugem semelhante a dos patinhos. Caminham com os pais, ficando imóveis e escondidos na vegetação ao primeiro grito de alerta. Os juvenis recebem os cuidados parentais de ambos os progenitores durante 3 a 4 meses. Os filhotes nascem com plumagem densa, marrom-amarelada. Geralmente os ninhos são construídos nos brejos conectados aos rios e é possível observar, durante a baixa das águas, as tachãs chocando a poucos metros da calha do rio.
- Estado de conservação: Pouco preocupante.
Características:
Tem cor pardo-acinzentada escura, com algumas manchas brancas, cabeçuda e topetuda. O pescoço é contornado por uma gola negra realçada por uma segunda penugem branca. A face superior da asa é negra, com grande área branca visível durante o vôo, a face inferior da asa é totalmente branca. Região perioftálmica, anel nu ao redor do pescoço (nem sempre visível), pernas são vermelhas.
Comentários:
O seu voo é muito pesado e barulhento, possui asas largas. No entardecer forma grandes bandos para pernoitar nos banhados, ficando em pé na água rasa. Forma grandes bandos para pernoitar nos banhados, ficando em pé na água rasa.
Referências & Bibliografia:
- FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec – Ecologia Técnica Ltda.
- SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
- Sigrist, Tomas Sigrist; Guia de Campo Avifauna Brasileira 1ª edição 2009 Avis Brasilis Editora.
- Wikiaves – disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/tacha Acesso em 18 Março de 2010.
- Wikipédia – disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chauna_torquata Acesso em 31 de Outubro de 2010.