Most viewed - Tico-tico - Zonotrichia capensis -
Home > Aves > Parque Olhos d'água - DF
Click to view full size image

Tico-tico - Zonotrichia capensis

Nome em Inglês

Rufous-collared Sparrow

Caracterização: Tem cerca de 15 centímetros. É um dos pássaros mais populares e estimados no Brasil este-meridional. O pequeno topete, o desenho estriado da cabeça e o colar ferrugíneo são característicos da espécie, sendo, geralmente, menos pronunciados no sexo feminino. Quando jovem não tem as faixas na cabeça, nem a nódoa preta ao lado do pescoço e nem o colar vermelho, mas possui manchinhas negras no peito.

Distribuição: Pode ser encontrado do México e da América Central, através da maior parte da América do Sul, até a Terra do Fogo, com muitas lacunas que, geralmente, correspondem a regiões de clima tropical, que não agradam ao Tico-tico. É encontrado em todas as regiões do Brasil, excetuando a Amazônia onde há florestas, mas ocorre em certas áreas campestres e regiões serranas na Hiléia, de clima mais ameno.

Habitat: Vive em paisagens abertas, campos de cultura, fazendas, jardins, próximo aos ambientes aquáticos (brejos, lagoas, rios), nos pomares e em áreas abertas, até em pátios e coberturas ajardinados. É abundante em regiões de clima temperado, como nas montanhas do Sudeste, até nos seus cumes mais altos, expostos a ventos fortes e frios. O habitat apropriado do tico aumenta constantemente pelo desmatamento e drenagem. Penetra até nas cidades quando há jardins suficientes. Pode ser encontrado em qualquer época do ano.

Hábitos: Locomove-se no solo pulando. Cata sementes no próprio colmo ou no solo. Remove folhas ou terra solta que cobrem o alimento pulando até 4 vezes consecutivas. Usa às vezes formigas para "formicar-se".

Alimentação: É uma ave granívora, alimentando-se de sementes.

Reprodução: Constrói o ninho em moitas de capim, em pequenos arbustos, em ciprestes e tuias, ou no chão. Os ninhos são encontrados com facilidade pelos Vira-bostas (Molothrus bonariensis), que parasitam, colocando seus ovos junto com os do Tico-tico. Também podemos ver com freqüência, os Tico-ticos adultos alimentando os enormes e desajeitados filhotes adotivos. Os ovos dos hospedeiros, que são menores, apresentam coloração clara, pintados de marrom-arroxeado.

REFERÊNCIAS: - NATIVE

Rate this file (No vote yet)
Add your comment 
Name Comment
Confirmation 
Laughing :lol: Razz :-P Very Happy :-D Smile :-) Neutral :-| Sad :-( Crying or Very sad :cry: Cool 8-) Surprised :-o Confused :-? Embarrassed :oops: Shocked :shock: Mad :-x Rolling Eyes :roll: Wink ;-) Idea :idea: Exclamation :!: Question :?:
Opções do Usuário
Quem somos
Bem vindo ao PhotoAves, aqui você encontra fotos de aves, dicas e muita informação.