Login

Contato

Por favor digite seu nome
Por favor insira seu email. Email inválido.
Por favor escreva sua mensagem
Busca - Categorias
Pesquisar - Contatos
Pesquisar - Conteúdo
Busca - Fonte de Notícias
Pesquisa - Marcadores

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O Teque-teque é uma pequena ave da família Rhynchocyclidae. Também conhecido como sebinho, ferreirinho e papa-sebo, tem movimentos ligeiros, quase nunca fica imóvel, ave típica da encosta atlântica do Brasil oriental.
  • Nome popular: Teque-teque
  • Nome inglês: Yellow-lored Tody-Flycatcher
  • Nome científico: Todirostrum poliocephalum
  • Família: Rhynchocyclidae
  • Habitat: De movimentos ligeiros, quase nunca fica imóvel, espécie encontrada na Mata Atlântica litorânea, Mata Atlântica de encosta, Mata Atlântica de altitude, na restinga arbórea.
  • Alimentação: Caça no meio das folhagens da copa e em pleno ar desce até 2 metros do solo, alimentam-se de invertebrados, pequenos frutos e insetos.
  • Reprodução: Faz o ninho pendurado num trançado de cerca de 30 cm nas pontas dos galhos geralmente em pequenos arbustos bem densos a poucos metros do solo.
    ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Afonso de Bragança
teque-teque
Foto – Afonso de Bragança
teque-teque
Características: Espécie pequena em torno de 8 a 10 cm típica da Mata Atlântica muito irrequieta, facilmente reconhecível pela nódoa amarela no loro e o cinza-azulado escuro da cabeça com a parte ventral amarela
Comentários: É a menor espécie do gênero Todirostrum, é um papa-moscas bem pequeno, O vivo contraste entre o cinza-azulado escuro da cabeça com a parte ventral amarela chama a atenção quando observado. Os olhos são amarelo-ouro, destacados contra a área escura da cabeça.
Foto – Afonso de Bragança
teque-teque
Foto – Afonso de Bragança
teque-teque
Referências Bibliográficas: WikiAves / FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.
Topo