Login

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
O socó-boi Tigrisoma lineatum é uma ave da família Ardeidae. Conhecido também como socó-pintado e socó-boi-ferrugem. Ocorre da América Central até a Argentina.
  • Nome popular: Socó-boi
  • Nome inglês: Rufescent Tiger-Heron
  • Nome científico: Tigrisoma lineatum
  • Família: Ardeidae
  • Habitat: Ocorre da América Central à Bolívia e Argentina e em todo o Brasil.
  • Alimentação: Alimenta-se basicamente de crustáceos, répteis, anfíbios, peixes e insetos. Captura suas presas andando vagarosamente, em águas rasas ou pântanos no interior da floresta.
  • Reprodução: Constrói o ninho no alto de árvores e arbustos, sendo constituído de uma grande plataforma de gravetos. Põe geralmente 2 a 3 ovos que são levemente manchados, com um período de incubação de 31 a 34 dias. Os adultos costumam coletar o alimento da prole a grande distância do ninho. A procriação procede geralmente no início ou no fim da estação seca, quando o alimento para as aves aquáticas é normalmente mais farto.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Flávio Pereira
Socó-boi
Foto – Flávio Pereira
Socó-boi

Características:

Mede cerca de 75 cm de comprimento e pesa em torno de 840 gramas. A plumagem adulta é idêntica para ambos os sexos e é adquirida aos dois anos de idade, caracterizando-se pelo pescoço castanho com uma faixa branca vertical na frente e manto pardo-acinzentado, manchado de acanelado; possui um bico bastante longo.
Possui duas subespécies reconhecidas:
  • Tigrisoma lineatum lineatum (Boddaert, 1783) - ocorre do sudeste do México até a Amazônia brasileira e no norte da Argentina;
  • Tigrisoma lineatum marmoratum (Vieillot, 1817) - ocorre da região central da Bolívia até o leste do Brasil e no nordeste da Argentina.

Comentários:

Habita áreas úmidas, como brejos, pântanos e veredas e também regiões florestais. Costuma esconder-se na vegetação ribeirinha. Fica em pé dispondo as asas horizontalmente viradas para cima, atitude que provavelmente serve à termorregulação. Voa devagar, com o pescoço encolhido e as pernas esticadas. É de hábitos solitários. Quando perturbado, permanece imóvel até voar, indo empoleirar-se no alto das árvores.
Foto – Afonso de Bragança
Socó-boi
Foto – Afonso de Bragança
Socó-boi
Referências Bibliográficas: FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. │SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997 │ Wikiaves
Topo