Login

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
A Nespereira Eriobotrya japonica é uma espécie vegetal da família Rosaceae. É uma árvore pequena, com uma coroa circular e um tronco curto. Pode crescer até 10 m de altura, mas é geralmente menor, com cerca de 3 a 4 m.
  • Nome popular: Nêspera, nespereira, ameixa-do-pará
  • Nome científico: Eriobotrya japonica
  • Família: Rosaceae
  • Clima: Subtropical, Temperado, Tropical
  • Origem: China e Japão
  • Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros
  • Luminosidade: Sol pleno
  • Ciclo de Vida: Perene
Foto – Afonso de Bragança
Nêspera
Foto – Afonso de Bragança
Nêspera
Caracteristicas: A nespereira é uma arvoreta perenifólia, frutífera, originária do Japão e conhecida em diversas partes do mundo pelos seus saborosos frutos. Apresenta tronco curto e avermelhado, com copa arredondada e ramagem nova recoberta por lanugem. Em altura pode alcançar até 10 metros, mas geralmente não ultrapassa os 4 metros. Suas folhas são alternas, lanceoladas, simples, verde-escuras, coriáceas, com margens denteadas e com densa lanugem de cor amarelo-amarronzada na página inferior. As folhas jovens, apresentam pubescência em toda sua extensão. Mas estes pelos caem gradualmente com a maturação das folhas. Um dos fatos mais interessantes sobre esta espécie, é que ela produz na entressafra da grande maioria das espécies frutíferas. Sua floração ocorre no outono e início do inverno, enquanto que sua frutificação dá-se no inverno e início da primavera.
Comentários: Muitas pessoas conhecem esta árvore por ameixa do pará, ameixa-japonesa ou simplesmente ameixa-amarela. Ela costuma ser comum em quintais, onde faz a festa dos pássaros e das pessoas que podem apreciar seu doce fruto. Em função de se desenvolver e frutificar bem, ela se adapta tanto às temperaturas amenas quanto quentes. Uma coisa é certa: prefere solos profundos e ricos em matéria orgânica e com boa disponibilidade de água. Durante o inverno, a árvore não perde todas as folhas, o que a faz suportar temperaturas abaixo de zero grau.
Foto – Afonso de Bragança
Nêspera
Aves que atrai:Atraí e alimenta uma grande quantidade de aves tais como: Periquitos, Sanhaços, Maritacas, Bem-te-vis, Saís, Saíras Cambacicas, Sabiás e outros. Referências Bibliográficas: Jardineiro.net / Terra da Gente
Topo