Login

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
A Embaúba Cecropia pachystachya é uma árvore da família Urticaceae, também conhecido como embaúva, imbaúba, umbaúba, umbaubeira, ambaíba, árvore-da-preguiça e umbaúba-do-brejo.
  • Nome popular: Embaúba
  • Nome científico: Cecropia pachystachya
  • Família: Urticaceae
  • Clima: Tropical
  • Origem: Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás e do Mato Grosso do Sul até Santa Catarina. Diga-se, em várias formações vegetais. Ocorre nas matas primárias e úmidas da floresta semedecidua (onde algumas espécies de arvores perdem as folhas no inverno) e na beira de rios, nas matas ciliares de qualquer formação florestal. Encontrada com muito frequência nas matas e como pioneira em áreas degradadas.
  • Altura: 4 a 8 metros de altura
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene
Foto – Afonso de Bragança
Embaúba
Foto – Afonso de Bragança
Embaúba
Caracteristicas: Árvore de médio porte, pioneira, 4 a 8 metros de altura, de madeira fraca e crescimento rápido. Prefere locais sombreados e úmidos. Folhas compostas com 8 partes, de 40 cm. A flor e sementes aparecem como um pequeno cacho no topo da arvore. A inflorescência é axilar (no encontro da junção da folha com o ramo) e espiciforme (em forma de espiga) com inúmeras flores minúsculas e unissexuais. As variações do nome desta árvore são sutis o mais diferente deles é “árvore-da-preguiça”, por ser esta espécie a preferida, por exemplo, da preguiça-de-coleira, que consome avidamente as suas folhas tenras. Já os pássaros a procuram por causa dos frutos. Pioneira e rústica, ideal para inicio de reflorestamento em áreas degradadas.
Comentários: Floresce de setembro a outubro, já os frutos amadurecem em Junho. Para coleta de sementes basta pegar os frutos que estão sendo consumidos por pássaros, o difícil é encontrar um maduro, pois as aves os consomem antes mesmo de amadurecerem completamente.
Foto – Afonso de Bragança
Embaúba
Aves que atrai: Sanhaços, sabiás, saíras, tuins, tucanos, araçaris, periquitos, jandaias, arapongas, saís, anambés, sebinhos, tiês, trinca-ferros, Cotinga-azul, pipiras, pica-paus, dançarinos-de-cabeças-vermelhas, surucuás, papagaios, tico-ticos, cambaçicas Referências Bibliográficas: Wikiaves
Topo