Login

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O beija-flor-de-papo-branco Leucochloris albicollis, é uma ave da família Trochilidae. Ocorre de Minas Gerais e Espírito Santo ao Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina.
  • Nome popular: Beija-flor-de-papo-branco
  • Nome inglês: White-throated Hummingbird
  • Nome científico: Leucochloris albicollis
  • Família: Trochilidae
  • Habitat: Esta espécie que habita grandes altitudes, como Serra Catarinense, Serra Gaúcha, Campos do Jordão e Serra do Mar. É uma espécie migratória, que parece descer a Serra do Mar com a chegada do frio, subindo de novo para o planalto na primavera. No entanto, essas migrações altitudinais não foram bem estudadas até o momento (Martha Argel, 2001)
  • Alimentação: Alimenta-se basicamente do néctar de flores, por exemplo de bananeira, brinco-de-princesa, esponjinha, eucalipto, flor-de-são-joão, limoeiro, laranjeira, Mulungu e paineira. Come também insetos, que captura em voo.
  • Reprodução: Constrói o ninho, em forma de tigelinha utilizando paina e revestido por fora com musgos e líquens, em cima de um ramo horizontal ou uma forquilha. Põe dois ovos brancos, que são incubados apenas pela fêmea.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Afonso de Bragança
Beija-flor-de-papo-branco
Foto – Afonso de Bragança
Beija-flor-de-papo-branco

Características:

Mede cerca de 10 cm, tem o papo-branco, é um beija-flor robusto, fácil de identificar por ter garganta e o peito brancos, separados por uma faixa verde.

Comentários:

É comum em capoeiras, pomares, borda de matas e jardins.
Foto – Afonso de Bragança
Beija-flor-de-papo-branco
Foto – Afonso de Bragança
Beija-flor-de-papo-branco
Referências Bibliográficas: FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. │SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997 │ Terra da Gente 
Topo