Login

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O beija-flor-de-fronte-violeta é uma ave da família Trochilidae. Conhecido também como tesoura-de-fronte-violeta. Ocorre da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, para oeste até o Mato Grosso. Encontrado também no Uruguai, Paraguai e Argentina.
  • Nome popular: Beija-flor-de-fronte-violeta
  • Nome inglês: Violet-capped Woodnymph
  • Nome científico: Thalurania glaucopis
  • Família: Trochilidae
  • Habitat: Ocorre da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, para oeste até o Mato Grosso. Encontrado também no Uruguai, Paraguai e Argentina.
  • Alimentação: Alimenta-se de néctar. Às vezes fura o tufo de flor do lado de fora, atacando diretamente o seu precioso líquido. Esta espécie já foi observada caçando insetos e pequenas aranhas enquanto voa, com manobras rápidas. Apreciam muito a flor de melzinho Malvaviscus arboreus.
  • Reprodução:
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Afonso de Bragança
Beija-flor-de-fronte-violeta
Foto – Afonso de Bragança
Beija-flor-de-fronte-violeta

Características:

Mede em torno de 11 cm. Verde brilhante de boné azul-violeta, tufos do crisso brancos, retrizes azul-aço, bico negro. A fêmea apresenta as partes inferiores brancas sujas, retrizes laterais com pontas brancas, testa e lado inferior às vezes lavados de canela.

Comentários:

Ocupa florestas altas, capoeiras e jardins. Durante as horas da sua maior atividade é muito agressivo. Toma banho na chuva. Tem necessidade de se limpar frequentemente devido ao constante contato com o líquido viscoso das flores. Gosta de tomar banho de sol e se espreguiça após o descanso. Dorme de bico para a frente, a cabeça um pouco levantada, posição semelhante à que assume durante a chuva e quando canta. Coloca frequentemente as asas por baixo da cauda. Pousa abertamente num galho fino para dormir.
Foto – Afonso de Bragança
Beija-flor-de-fronte-violeta
Foto – Afonso de Bragança
Beija-flor-de-fronte-violeta
Referências Bibliográficas: FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. │SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997 │ Terra da Gente
Topo