Login

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
O Balança-rabo-de-bico-torto é uma ave da família Trochilidae, é conhecido também como beija-flor-besourão. Ocorrem no Brasil, Panamá, Bolívia, Venezuela e Guianas.
  • Nome popular: Balança-rabo-de-bico-torto
  • Nome inglês: Rufous-breasted Hermit
  • Nome científico: Glaucis hirsutus
  • Família: Trochilidae
  • Habitat: Ocorre em quase todo o Brasil e também no Panamá, Bolívia, Venezuela e Guianas.
  • Alimentação: Alimenta-se basicamente do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes. É importante polinizador de flores.
  • Reprodução: Constrói o ninho em formato alongado, terminando em um apêndice caudal que dá equilíbrio, é construído pelo casal e confeccionado com finas raízes e fibras, resultando um trançado reticulado através do qual se veem os ovos, nas paredes externas são afixados alguns líquens e detritos vegetais. O ninho é suspenso em uma folha de palmeira, ou outros arbusto, entre 1 e 3 metros de altura, põe em média 2 ovos alongados e brancos, que são incubados somente pela fêmea. O período de incubação é de 16 a 17 dias e os filhotes permanecem no ninho por 22 dias.
  • Estado de conservação: Pouco preocupante
Foto – Flávio Pereira
Balança-rabo-de-bico-torto
Foto – Flávio Pereira
Balança-rabo-de-bico-torto

Características:

Mede cerca de13 cm de comprimento e pesa 7 gramas, tem bico de 3 cm longo e curvo, com mandíbula amarelo-claro e maxila negra. Partes superiores verde-bronzeadas; faixa pós ocular escurecida e estreita faixa superciliar branca; partes inferiores ferrugíneas, sendo mais intenso na garganta e peito superior. Retrizes castanhas com larga faixa subterminal negra e ponta branca sendo as centrais verdes e não alongadas. A fêmea tem o ventre mais claro e o bico mais curvo que o macho.
Apresenta 2 subespécies:
  • Glaucis hirsutus hirsutus (Gmelin, 1788) - ocorre da região central do Panamá até a Colômbia a oeste da Cordilheira dos Andes, a leste da Cordilheira dos Andes até a Bolívia, e da Venezuela até as Guianas e em grande parte do território brasileiro,atingindo as regiões norte, oeste e leste.
  • Glaucis hirsutus insularum (Hellmayr & Seilern, 1913) - ocorre no Caribe, nas ilhas de Grenada, Trinidad e Tobago.

Comentários:

Habita florestas úmidas de grande parte do país sendo comum no sub-bosque de florestas altas, várzeas, bordas de florestas e capoeiras altas. Geralmente vive solitário e vibra as asas 21 vezes durante o voo. O macho é agressivo e curioso e ajuda na confecção e defesa do ninho.
Foto – Flávio Pereira
Balança-rabo-de-bico-torto
Foto – Flávio Pereira
Balança-rabo-de-bico-torto
Referências Bibliográficas: FRISCH, Johan Dalgas; FRISCH, Chistian Dalgas. Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem 3ª edição. Ed. Dalgas Ecoltec - Ecologia Técnica Ltda. │SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997 │ Wikiaves
Topo